“É no campo da vida que se esconde um tesouro.

Vale mais que o ouro, mais que a prata que brilha.

É presente de Deus, é o céu já aqui, o amor mora ali e se chama família.”

quarta-feira, 27 de junho de 2012

2

Cirurgia cancelada mais uma vez...

 Desculpem-me os que já leram meu desabafo abaixo no Facebook, mas vou repetí-lo aqui no blog, ok?
Ainda meio indignada com os últimos acontecimentos e tentando não desanimar...


Bora desabafar...
Já havia comentado aqui, que a Camila está para passar pela cirurgia de Artrodese de Coluna.
A cirurgia consiste em abrir e colocar duas hastes além de parafusos e pinos.
Essa cirurgia, requer enxerto de ossos, porém (para nossa infelicidade, se é que posso dizer assim), ela não pode utilizar do seu próprio osso, então tivemos que acionar o banco de ossos de Curitiba.
Essa cirurgia vêm se enrolando por 3 anos: marca-se a data, desmarca-se a data, marca-se, desmarca-se... "Enrolation" total!!!!
Dessa vez chegamos muito perto: a cirurgia seria quinta-feira agora, dia 28/06.
Quem conhece sabe: a pessoa aqui muitas vezes até peca pelo excesso de organização e cuidados para que na hora "da coisa", todas as outras coisas estejam devidamente prontas, organizadas e nesse caso, tudo liberado.
1 mês antes, ossos comprados (pagos por sinal!!!! 75 gramas, quase cinco mil reais!!!).
Internamento, materiaís, tudo certíssimo!!!
Hoje, menos de 36 horas para a tal cirurgia, o celular toca, e o maldito identificador de chamada mostra "Consultório do Dr. Luis Eduardo".
Atendo pressentindo algo errado... (meio negativa, mas mãe sente e sabe). A secretária começa o diálogo: "- As notícias não são boas Valéria...".
Pra resumir: a Vigilância Sanitária escolheu bem a semana da cirurgia da minha filha para fazer auditoria e nada entra e nada sai do banco de ossos, sem previsão para liberação da quantidade de ossos que a Camila vai necessitar.
Como a desgraça nunca é demais, ontem foi o último dia da pessoa que cuidava da Camila. Lógico... quem mesmo além de mãe quer ter a obrigação de cuidar de uma pessoa com as costas inteiras rasgadas, recém operada, ainda mais em se tratando de uma cirurgia tão grande e que com certeza levará tempos para a recuperação?
E para finalizar, amanhã devo voltar ao trabalho, sem previsão para a cirurgia, sem ninguém para cuidar da minha filha e muito mais aflita.
Obrigada aos amigos que hoje me ligaram, mandaram mensagem perguntando como estou, achando que a Camilinha estava indo para o hospital.
Obrigada Roberta Porfirio Lino, Gislaine Cristina, Mirelle Patzlaff, Rosemari Do Rocio Coradin, Adriana Moraes e um abraço mais do que especial para Fernando Ladiro que me ligou para saber como estão as coisas e me ouviu por horassssssssssss chorando e preocupada. Obrigada pela sua luz meu amigo!
As coisas ainda vão melhorar, se Deus quiser!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

2

Ansiosa...

Hoje o Dr. Luis Eduardo (cirurgião que vai operar a coluna da Camila) me ligou já cedo.
Nunca fiquei no telefone tanto tempo com um médico.
Dr. Luis é otopedista da Camila há 7 anos. 
Ele me perguntou como estou em relação a cirurgia da Camila.
Não menti... disse que estou tensa e muito nervosa.
Conversamos sobre os riscos e também sobre a melhora na qualidade de vida dela após o procedimento.
Ele sabe que fiquei muito impressionada com o óbito do Leandro mês passado, logo após a cirurgia de coluna também.
Conversamos e acertamos os últimos detalhes.
Agora é só esperar dia 28...
Os exames de sangue e urina estão bons.
A Cintografia deu boa também.
Hoje ele encontrou a Dra. Eliana Pelissari nos corredores do HPP.
Ela é cardiologista da Camila e eles converesaram sobre ela.
A médica orientou apenas sobre o monitoramento da pressão no momento da cirurgia.

Temos que aguardar agora a data e tentar manter a calma.

Gostaria de pedir orações pelo garotinho Kauã, filho da Paula.
Ele continua muito mal na UTI do hospital Vita.
Orações e pensamentos mais do que positivos.
Por todos nós...

quarta-feira, 13 de junho de 2012

0

A vida é feita de escolhas...


A certa altura do filme Crimes e Pecados, o personagem interpretado por Woody Allen diz: "Nós somos a soma das nossas decisões".

Essa frase acomodou-se na minha massa cinzenta e de lá nunca mais saiu. Compartilho do ceticismo de Allen: a gente é o que a gente escolhe ser, o destino pouco tem a ver com isso.

Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção,estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar "minha vida".

Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser médico, se está abrindo mão de ser piloto de avião. Ao optar pela vida de atriz, será quase impossível conciliar com a arquitetura. No amor, a mesma coisa: namora-se um, outro, e mais outro, num excitante vaivém de romances. Até que chega um momento em que é preciso decidir entre passar o resto da vida sem compromisso formal com alguém, apenas vivenciando amores e deixando-os ir embora quando se findam, ou casar, e através do casamento fundar uma microempresa, com direito a casa própria, orçamento doméstico e responsabilidades.

As duas opções têm seus prós e contras: viver sem laços e viver com laços...

Escolha: beber até cair ou virar vegetariano e budista? Todas as alternativas são válidas, mas há um preço a pagar por elas.

Quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais de semana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quando se está cansado. Por isso é tão importante o auto conhecimento. Por isso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tribos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar preconceitos. Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: Ninguém é o mesmo para sempre.

Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido. A estrada é longa e o tempo é curto.Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as conseqüências destas ações.

Lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua...!

terça-feira, 12 de junho de 2012

0

Mamãe especial... vc ja namorou hoje?

Estes últimos dois dias foram tão corridos pra mim que ontem nem tive coragem de passar e dar notícias.
Camilinha realizou onte o exame Cintilografia DMSA. A cintilografia renal é um exame que utiliza uma pequena quantidade de material radioativo (traçador) para avaliar a função dos rins, a forma, tamanho, localização e presença de cicatrizes. Esse material radioativo não provoca reação, não é prejudicial à saúde e a exposição à radiação é mínima.
Tive que ir duas vezes até Curtiba, sendo a primeira para a injeção e 4 horas depois para as imagens.
Estava tão cansada que fiz até uma coisa rara: ir dormir as 21:00...
Hoje fui buscar o resultado do exame e levar para a cardiologista.
Também conversamos a respeito do último Mapa da Camila e enfim ela a liberou para a Artrodese de Coluna.
Dia 28 de junho (daqui 16 dia), Camilinha opera a coluna.
Estou tensa, não nego, mas sabe aquele 1%?
Estou confiando nele... e em Deus que é quem sabe de todas as coisas.

Saindo da cardiologista, fui até o consultório do Dr. Luis Eduardo e soube que a instrumentação cirurgica o convênio não cobra e para essa cirurgia, lá se vão mais R$ 300,00. Caro né?
Mas enfim... bora pra luta!
A tarde ja levei as guias para a Amil revalidar, uma vez que eu ja as tinha liberado em fevereiro quando a cirurgia foi cancelada e também fui atrás de ver a questão do enxerto de ossos.
Agora a cirugia sai mesmo!!!!
Peço que orem por nós... principalmente por mim, para que me mantenha calma, seja lá o que vier.

Hoje recebi um telefonema da Paula, mãe do Kauã que eu conheci semana passada.
Ele foi novamene para a UTI e também gostaria de pedir orações por eles.

Dia tenso, porém não podemos nos esquecer que hoje é o dia dos namorados.
Apesar que não me ligo muito para essas datas... pra mim é tudo comércio mesmo!
Temos que amar, beijar muito, nos respeitar, dizer eu te amo e namorar TODOS os dias e não apenas uma única data do ano.
Isso sim é AMAR!!!!

E pra você mamãe de um lindo anjo especial, nunca pense que seu mundo acabou porque foi escolhida para sem mãe especial e algumas vezes esquece do maridão, do namorado, do NAMORIDO  e vive enclausurada nesse mundo de ser só mãe.
Hoje, dê atenção especial aquele que está alí, junto a você nos momentos mais difíceis em que se encontra as vezes...
NAMORE!!!!
Essa é minha homenagem...

Uma relação tem que servir para você se sentir 100% à vontade com outra pessoa, à vontade para concordar com ela e discordar dela, para ter sexo sem não-me-toques ou para cair no sono logo após o jantar, pregado.

Uma relação tem que servir para você ter com quem ir ao cinema de mãos dadas, para ter alguém que instale o som novo enquanto você prepara uma omelete, para ter alguém com quem viajar para um país distante, para ter alguém com quem ficar em silêncio sem que nenhum dos dois se incomode com isso.

Uma relação tem que servir para, às vezes, estimular você a se produzir, e, quase sempre, estimular você a ser do jeito que é, de cara lavada e bonita a seu modo.

Uma relação tem que servir para um e outro se sentirem amparados nas suas inquietações, para ensinar a confiar, a respeitar as diferenças que há entre as pessoas, e deve servir para fazer os dois se divertirem demais, mesmo em casa, principalmente em casa.

Uma relação tem que servir para cobrir as despesas um do outro num momento de aperto, e cobrir as dores um do outro num momento de melancolia, e cobrirem o corpo um do outro quando o cobertor cair.

Uma relação tem que servir para um acompanhar o outro no médico, para um perdoar as fraquezas do outro, para um abrir a garrafa de vinho e para o outro abrir o jogo, e para os dois abrirem-se para o mundo, cientes de que o mundo não se resume aos dois!!


domingo, 10 de junho de 2012

6

Kit Banho no Leito

Por aqui ainda muita chuva e muito frio. O jeito é ficar em casa e de preferência nas cobertas.
Camilinha está com muita secreção, então fico com medo até de despir esse anjo para dar banho.
Nossa salvação tem sido o kit banho no leito, que a propósito, vou compartilhar a foto para os que não conhecem.
Além do aquecedor, é claro!!!
É um reservatório que vem acompanhado de um "chuveiro" térmico.
É muito prático!!! E quem tiver interesse, me encaminhe um e-mail ou solicite pelo Facebook que envio o contato do fornecedor.



O chuveiro tem apacidade para 5 litros de água quentinha.
Dá para lavar o cabelinho deitada mesmo...
Especias mesmo esses nossos filhos, né?
Com direito a banho na cama enquanto o sol e o calor não decidem voltar pra casa...
Bom restinho de domingo e uma semana abençoada pra todos nossos leitores.


sábado, 9 de junho de 2012

0

Nosso novo amiguinho: Kauã

Amigas e amigos leitores do nosso blog... o sol por acaso se encontra por esses lados???
Sério gente... que frio tem feito nessa cidade.
Por esse motivo, desmarquei o exame de Cintilografia que a Camila tinha que ter feito na sexta-feira.
Sem condições tirá-la da cama as sete da manhã sendo que eu poderia agendar para outro dia, concordam?
Segunda vamos realizar o exame ao meio dia. Melhor assim!!!

Essa semana conheci o Kauã, filho da Paula.
Ele tem dois anos e três meses.
Nasceu saudável, mas ano passado começou com um quadro de febre que se prolongou por alguns dias e os médicos não conseguiram diagnosticar o que ele tinha, até que a mãe resolveu mudar de hospital e enfim foi diagnosticada a Meningotuberculose.
Eu, particularmente, nunca havia ouvido falar de uma história assim.
Ele teve a calota da cabeça retirada, depois alojada no abdomem. 
Um mês depois, foi retirada da barriga e recolocada na cabeça.
Incrível a história desse anjo...
Seis meses de UTI e agora um novo anjinho em nossas vidas.
A Paula está no começo da caminhada e prometi a ela apresentar um monte de mães guerrerias para que ela possa trocar experiências.
Vou disponibilizar a foto do fofo para que conheçam
Na cortina, é uma foto dela pouco antes de ficar doente.
Um gato!


Essa semana também realizamos exames de urina da Camila.
Estou no aguardo dos resultados e creio que semana que vêm será bem decisiva quanto a cirurgia da coluna que está agendada dia 28 de junho, se vai ser feita ou não.
Confiando sempre em Deus e esperando que seja feito o melhor.

Ahhh!!!! Não poderia deixar de postar aqui no blog também!!!
No Facebook um monte de gente ja viu e comentou a minha tatoo!!!
Homenagem para meus filhos lindos...



domingo, 3 de junho de 2012

0

O amado irmãozinho...

Semana com muita correria.
Camila teve várias consultas e exames.
Na quinta-feira, estava a maior chuva em Curitiba e ela tinha agendada a consulta com a Nefrologista. Tivemos que ir mesmo assim, pois estava ansiosa para falar com a Dra. Karen.
No momento da consulta, a pressão arterial estava alta.
Prefiro pensar que foi o estresse por ter saído da cama quentinha e ter enfrentado o frio da nossa capital.
Também estava ansiosa para saber do Mapa da Camila, mas até a quinta- feira, ainda não havia sido laudado.
Amanhã vou ligar novamente para a cardiologista para saber do resultado.
Agora a noite liguei para o Home Care. Pedi para conversar com o médico de plantão, pois a Camila está com muita secreção.
Entrou com inalação (Atrovent e Berotec). Ja aspirei duas vezes depois da inalação.
Espero que com a medicação, alivie as secreções.

Essa  semana liguei para a Leila (mãe do Leandro), mas infelizmente não consegui conversar com ela.
Conversei com a sogra dela e fiquei feliz por saber que eles estão sendo fortes e resistindo a ausência do Leandrinho.
Ela me disse que fui um anjo na vida da Leila e do Aleandro enquanto eles estavam em Curitiba.
Fiquei sem jeito, pois só fiz o que amigos devem fazer um pelos outros.
Amigos de verdade são para todos os momentos mesmo!
Mas fiquei feliz por saber que eles tem um carinho por mim.
Não foi nada fácil conviver esses 33 dias de UTI com eles, mas fizemos uma linda amizade, para a vida toda.

Hoje a tarde, a Mirelle veio atender a Camila. Ela é fonoaudióloga e pude aprender muito com ela em apenas uma tendimento.
Ela é muito querida.
Também na tarde de hoje, aconteceu uma situação no mínimo curiosa...
Eu estava na minha lavanderia, pendurando roupas quando meu filho Emanuel (4 anos) foi atrás de mim e falou assim:
-"Mamãe, aquele negócio que a Ninha tem no umbigo saiu".
Saí correndo para ver e pasmem...
A Camila arrancou o boton.
Como ela não chorou, eu jamais saberia que ela tinha arrancado, até que chegassse a hora de ir perto dela para trocar a fralda, a dieta, enfim, chegar perto dela para alguma coisa.
Eu havia acabado de dar banho nela, trocado de roupa, então fui tratar dos meus afazeres, quando ele vêm e me avisa.
Sério... só pode ser Deus.
Eu e meu marido chamamos meu filho e perguntamos como ele viu, uma vez que a cama hospitalar é alta e ele é pequeno.
Ele disse assim:
-"Sei la... eu só pensei e fui no quarto dela".
Abraçamos ele e agradecemos por ter avisado.
Disse a ele que se ele não falasse pra mamãe, nós teríamos que ir correndo para o hospital levar a Camila, pois o "buraquinho" na barriga dela iria fechar e ele salvou ela do médico.
Rsrsrs... ele ficou todo orgulhoso dele mesmo.
Criei coragem e coloquei o boton novamente...

Nesse momento me recordei da vez que estava na APR (Associação Paranaense de Reabilitação). Eu havia ido buscar a cadeira nova da Camila e estava grávida do Manu de mais ou menos 7 meses.
Naquele dia eu estava muito nervosa, com medo do parto que se aproximava.
Uma senhora, do nada se aproximou e falou coisas que eu estava pensando.
Disse que ela sentiu que eu estava com medo de ter esse filho, mas que ele me traria muitas alegrias e seria quem me ajudaria muito com minha filha.
Ela disse que eu ainda me lembraria dela.
Hoje eu lembrei...