“É no campo da vida que se esconde um tesouro.

Vale mais que o ouro, mais que a prata que brilha.

É presente de Deus, é o céu já aqui, o amor mora ali e se chama família.”

domingo, 23 de setembro de 2012

0

A ONU e as Pessoas com Deficiencia

O domingo foi tão preguiçoso em nossa casa que a Camila resolveu dormir o dia todo.
Literalemnete: dormiu o dia INTEIRINHO!
Mas ela está bem... foi só o frio que fez aqui hoje que a deixou dorminhoca.
Amanhã ela terá consulta com o Dr. Luis Eduardo, ortopedista.
Vai ser a primeira consulta após a cirurgia de coluna.
Estou mega ansiosa, confesso.
Amanhã passo aqui contando tudo. Prometo!

Hoje gostaria de compartilhar um trecho do meu trabalho da faculdade.
O tema é A ONU e as Pessoas com Deficiencia.
Tomara que tenha acertado no tema... Mas não poderia deixar de compartilhar aqui:
É só um trecho do meu trabalho, ta gente?









Ao acessar o site da ONU, um tema que me chamou muito a atenção, foi sobre o projeto Pessoas com deficiência. Aproveitando que essa semana, dia 21 de agosto foi o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, esse tema me motivou como tema para meu trabalho da faculdade.
Eu que sou mãe de uma criança especial, portadora de Paralisia Cerebral, fiquei digamos que assustada ao me deparar com a estatística a cerca de 10% da população mundial.
São 650 milhões de pessoas, vivendo com uma deficiência.
Não consigo nem imaginar essa quantidade de pessoas... 650 milhões me soa como um número assustador.
O que me assusta também, é o fato dentro dessa porcentagem, fazem parte 20% sendo pessoas mais pobres do mundo e 80% encontra-se em países em desenvolvimento.
As mulheres e meninas, além das deficiências, ainda são vulneráveis a abusos e que são mais propensas a violência ou estupro e ainda encontram a menor probabilidade de obter a ajuda da polícia, proteção jurídica ou ainda, os cuidados preventivos.
É assombroso saber que 30% dos meninos ou meninas de rua têm algum tipo de deficiência e nos países em desenvolvimentos, 90% das crianças com deficiência não freqüentam escola.
Um estudo realizado nos EUA em 2004 mostrou que 35% das pessoas economicamente ativas portadoras de deficiência estão ativamente de fato- em comparação com 78% das pessoas sem deficiência.
Outra pesquisa, de 2003, mostrou que um terço dos empregados entrevistados disseram que acreditam que pessoas com deficiência não podem efetivamente realizar o trabalho ou atividade exigida.
O segundo maior motivo para a não contratação de pessoas com deficiência, foi o medo do custo de instalações especiais.
O que nos motiva e nos alegra é saber que há 3 décadas, as necessidades e os direitos das pessoas com deficiência tem sido uma prioridade na agenda das Nações Unidas, prova disso, é a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, onde entrou em vigor em 3 de maio de 2008.

Este documento é um marco para uma mudança de paradigma, deixando de lado o fato de as pessoas com deficiência serem vistas como objetos de caridade, para visualizá-las como portadoras de direitos. E como tal, são capazes de reivindicar os direitos e a tomada de decisões para as suas vidas com base em seu consentimento livre e esclarecido, bem como de serem membros ativos da sociedade.
A pessoa com deficiência tem direito ao respeito pela sua dignidade humana, aos mesmos direitos que qualquer cidadão, sendo eles civis e políticos iguais sim a qualquer outro ser humano.
Todo portador de qualquer deficiência tem direito ao tratamento médico, psicológico e funcional.
Tem direito sim a desenvolver suas capacidades e habilidades e apressar o processo de sua integração ou reintegração social.
Tem direito a segurança econômica e social, além de um nível de vida decente.
Dentro de suas capacidades, a obter e manter um emprego ou se engajar em uma ocupação útil, produtiva e remunerada.
Se filiar a sindicatos e ter sim suas necessidades especiais levadas em consideração em todas as etapas do planejamento econômico e social.
Tem direito a viver com suas famílias ou com pais adotivos e a participar de todas as atividades criativas, recreativas e sociais e não serem submetidas, em relação a sua residência, a tratamento diferencial, além daquele exigido pela sua condição.
Todo portador de necessidades especiais tem direito a ser protegido contra toda e qualquer exploração, todos os regulamentos e todo tratamento abusivo, degradante ou de natureza discriminatória.
Todos tem direito a se beneficiarem de assistência legal qualificada quando tal assistência for indispensável para a própria proteção ou de seus bens.
A Convenção reafirma que todas as pessoas com todos os tipos de deficiência devem gozar de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais – e esclarece exatamente como as categorias de direitos devem ser aplicadas. Além disso, identifica especificamente áreas onde adaptações precisam ser feitas para permitir às pessoas com deficiência que exerçam efetivamente seus direitos, bem como áreas onde seus direitos foram violados e onde a proteção de seus direitos deve ser reforçada.
A ONU continua seus esforços para esse fim.
Dia 3 de dezembro é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário