“É no campo da vida que se esconde um tesouro.

Vale mais que o ouro, mais que a prata que brilha.

É presente de Deus, é o céu já aqui, o amor mora ali e se chama família.”

terça-feira, 22 de novembro de 2011

1

Check-up infantil: quando é hora de levar as crianças

Geralmente nós mamães de crianças especias, postamos assuntos relacionados aos nossos anjos.
Porém, algumas de nós temos mais filhos, estes sem nenhuma deficiencia ou limitação.
Gostaria de hoje postar algo relacionado a saúde de nossos filhos que não se encontram acamados ou numa cadeira de rodas, mas que são muitos especiais para nós também.
Exames de rotina!
Parece até coisa de adulto, mas os exames de rotina são fundamentais para investigar precocemente uma série de doenças no nosso filho.

Se você pensa que check-up é coisa só de adulto, saiba que as crianças também precisam verificar como anda a sua saúde. Nos primeiros seis meses de vida, a ida ao pediatra é mensal, mas logo essa visita fica mais espaçada. Dos 6 aos 12 meses, ela passa a ser bimestral, entre 1 e 2 anos, trimestral, dos 2 aos 5, semestral, e a partir daí a cada ano. O que mais conta na pediatria é a prevenção, por isso é fundamental haver uma rotina de consulta.

Um dos primeiros exames pelo qual seu filho passa acontece ainda na maternidade. É o teste do pezinho. Com ele, é possível rastrear doenças e assim modificar os hábitos de vida da criança antes da manifestação do quadro clínico. Nessa lista inicial, também estão o teste da orelhinha, para identificar deficiências auditivas, e o teste do olhinho, para descartar tumores ou catarata.

Mais tarde, assim que surgirem os primeiros dentes do seu filho, é hora de levá-lo ao odontopediatra, para iniciar a escovação correta o quanto antes. O oftalmologista também é prioridade. A primeira consulta deve acontecer a partir de 1 ano e, mesmo na ausência de queixas da criança, retornar a cada 2 anos. Também por volta dessa idade é fundamental medir a pressão arterial da criança. Antes, ela não colabora e fica incomodada.
 

Exames

  A solicitação de exames mais detalhados pode ser feita a partir dos 5 anos (e repetidos a cada 3), desde que o pediatra não identifique alterações no exame clínico de rotina que antecipa o check-up. Entram para a lista exame de urina -- que investiga infecções, perda de proteína, presença de açúcar e alteração assintomática que tenha relação com problema renal --, hemograma -- para rastrear indícios de anemia, níveis de plaquetas, células de defesa --, colesterol e triglicérides.

Embora os médicos orientem os pais a dar vermífugo para as crianças uma vez por ano, é importante realizar o exame de fezes, para detectar a presença de parasitas.

Outros exames importantes são o de glicemia de jejum, para checar a possibilidade de diabetes, o da tireoide, ureia e creatinina. Esses dois últimos avaliam a função renal. 
Os de audição devem ser solicitados para crianças que falam alto, aumentam muito o volume da TV e tem dificuldade em seu desempenho escolar.

Crianças com alergia alimentar, respiratória e de pele devem fazer testes específicos para investigar o que provoca reação em seu organismo.


Vida saudável

Além de todos esses cuidados, você também não pode esquecer que, para evitar uma série de doenças graves, é fundamental que a carteira de vacinação do seu filho esteja em dia. Isso o pediatra também vai checar nas consultas de rotina. Com este especialista, aliás, é preciso que você tenha um vínculo de confiança e se sinta à vontade para esclarecer todas as dúvidas que tiver em relação à saúde do seu filho. Uma alimentação balanceada, horários de sono e das refeições adequados e um ambiente de amor ao redor ajudarão no crescimento e desenvolvimento da criança.

Um comentário: